Duque de Caxias inicia obra para construção de uma nova Ceasa no estado

Caxias vai ganhar uma Ceasa para chamar de sua. A prefeitura da cidade iniciou a limpeza de um terreno às margens da Rodovia Washington Luiz, entre os bairros de Jardim Gramacho e Campos Elíseos, onde ficará a Central de Abastecimento.

A previsão é de que no mês que vem ocorra a licitação para o início das obras, que deve custar R$ 700 milhões. O dinheiro será da iniciativa privada, segundo informações da administração municipal.

— Quero em um ano inaugurar pelo menos 1/3 do espaço. Vai ser uma obra que deve gerar uns 20 mil empregos diretos e indiretos — diz o prefeito Washington Reis.

A nova área, que terá cerca de 550 mil metros quadrados de construção, é maior do que a existente em Irajá, na Zona Norte do Rio, onde a Ceasa tem uma sede. Apesar disso, a Central não sairá do bairro carioca para se instalar na Baixada. As duas unidades devem existir juntas.

O presidente da Ceasa do Estado do Rio, Aguinaldo Balon, afirmou ainda que a prefeitura de Caxias não procurou a instituição. Balon se mostrou preocupado com a iniciativa caxiense, mas fez questão de tranquilizar seus cerca de mil permissionários.

— Claro que uma construção dessas deve desarticular a nossa porque ficam em regiões próximas. É uma iniciativa exclusiva de Caxias e nós não temos condições de interferir no processo. Nós estamos em um local com mais de 40 anos. Ou seja, há uma deficiência estrutural natural, mas ninguém veio conversar sobre o novo equipamento. Nada foi discutido com a gente — lamenta Aguinaldo.

A prefeitura de Caxias pretende atrair permissionários para o local com incentivos. Segundo Reis, o seguro, aluguel serão mais baratos, além de um espaço mais amplo.

— Sem contar que o terreno fica perto da Av. Brasil, do Arco Metropolitano, de vias importantes — conta Reis.

PÚBLICO

Por dia, passam mais de 50 mil pessoas na Ceasa do Irajá. No novo local, esse número deve duplicar.

ESPAÇO

A área total do terreno é de 3.054.285,10 m². O local fica próximo da Reduc, entre os bairros de Jardim Gramacho e Campos Elíseos.

ESTRUTURA

A Prefeitura de Caxias ainda não estimou o número de vagas disponíveis para estacionamento no local. Entretanto já se sabe que serão quase 50 galpões.

CEASA

A Central de Abastecimento é um entreposto comercial público entre os produtores rurais e os comerciantes. A Ceasa-RJ é uma empresa vinculada ao Governo do Estado. Hoje, são unidades em todo o Rio.

publicidade_468x60 (1)

Deixe um Resposta

Current day month ye@r *

CaxiasNET

Jornalista - Armando Amazonas
Direção e Redação - Alexandre Mangueira
Email: caxiasnet@uol.com.br

publicidade_300x250 publicidade_300x250 publicidade_300x250

VIDEOS EM DESTAQUE

© 2017 CaxiasNet. Todos os Direitos Reservados.