Entrega das chaves aos moradores de Xerém que perderam suas casas na enxurrada, há 2 anos atrás

Foi uma terça-feira muito especial para as 215 famílias que ficaram desabrigadas nas chuvas que destruíram várias localidades de Xerém, em janeiro de 2013, e que receberam as chaves de sua nova moradia no conjunto residencial Vale da Mata, localizado à Rua Torres, 80, no Distrito de Xerém. O Residencial Vale da Mata é fruto da parceria entre o Governo Federal (através do Programa Minha Casa Minha Vida) e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Habitação e Cehab.
A solenidade foi aberta pelo Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Claudio Martins, com transmissão direta do município de Friburgo, de onde a presidente Dilma Rousseff e o Governador Luiz Fernando Pezão, fizeram simultaneamente a entrega de 1.799 moradias, através do Programa Minha Casa Minha Vida, para os municípios de Duque de Caxias, Friburgo e São Gonçalo; além do estado do Espírito Santo.
Para os deputados Federal Washington Reis, Estadual Rosenverg Reis e o Vereador Junior Reis, o dia teve um sentimento especial de “Missão Cumprida”. Os três assumiram desde o primeiro momento um compromisso com a população, de que lutariam para a construção de novas moradias dentro do próprio Distrito de Xerém. Ver o resultado positivo desta luta deixou todos muito emocionados.
Em sua fala, o Deputado Federal Washington Reis destacou a importância deste momento, e anunciou que mais obras estão programadas para Xerém, e que o Governo Federal deverá investir cerca de 124 milhões de reais, para a instalação de uma rede de esgotos de 78 quilômetros, além de uma estação de tratamento, com capacidade de vazão de 276 litros. Com isso, milhares de litros de resíduos de esgoto deixarão de ser despejados “in natura”, nos rios Capivari e Saracuruna, dando início ao trabalho de recuperação ambiental dos principais rios do município de Duque de Caxias.
“A entrega dessas 215 casas hoje em Xerém é mais um passo no resgate da qualidade de vida e da dignidade de quem perdeu tudo. Desde janeiro de 2013 que venho lutando junto a Ministérios, Secretarias e Governos Estadual e Federal, para que recursos cheguem à nossa cidade de Duque de Caxias. Encontramos muitas dificuldades para conseguir investimentos e a liberação da construção deste condomínio em Xerém, mas não pensamos em desistir em nenhum momento. Todos os dias eu recebia dezenas de pessoas em minha casa, que perderam tudo e que a única esperança era essa nova casa em Xerém. Como decepcionar os meus vizinhos? Como poderíamos olhar para eles e dizer que não conseguimos? Mas Deus é fiel e nos provou isso mais uma vez! O que vemos aqui hoje é fruto da benção de Deus e resultado de muito trabalho!”, relatou o Deputado Federal Washington Reis.
As casas do condomínio Vale da Mata tem uma preocupação especial com o Meio Ambiente local, com sistema de captação de energia solar em cada casa e estação de tratamento de esgoto própria, inovando em sustentabilidade e preservando os 300 metros de área verde que tem ao seu redor.
Participaram da solenidade ainda, o Secretário de Habitação do Estado Bernardo Rossi; o Ministro de Ciência e Tecnologia Celso Pansera; o prefeito de Duque de Caxias e representantes do Legislativo Municipal.

publicidade_468x60 (1)

Deixe um Resposta

Current day month ye@r *

CaxiasNET

Jornalista - Armando Amazonas
Direção e Redação - Alexandre Mangueira
Email: caxiasnet@uol.com.br

publicidade_300x250 publicidade_300x250 publicidade_300x250

VIDEOS EM DESTAQUE

© 2017 CaxiasNet. Todos os Direitos Reservados.